03/07 16:01

Embrapa Cocais disponibiliza acervo técnico-científico online

Os públicos-alvo da Embrapa no Maranhão (produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores, comunidade científica, agentes das cadeias produtivas e demais segmentos da produção agrícola e público em geral) podem ter acesso ao acervo de informações e conhecimentos técnico-científicos sem sair de casa, pela internet. No site da Embrapa Cocais, o conteúdo produzido pela pesquisa agropecuária no estado pode ser acessado na aba Publicações, cujos conteúdos são constantemente atualizados.  

São três tipos de publicações disponibilizadas:

• A Série Documentos, publicação seriada não periódica para registrar e divulgar informações relacionadas às atividades programadas e desenvolvidas na Embrapa. O objetivo é disponibilizar informações sobre um assunto específico ou vários assuntos correlacionados, geradas em projetos de pesquisas e/ou de transferência de tecnologia, de reuniões técnicas, ações gerenciais de destaque, entre outros. 

• O Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento é uma publicação com as mesmas características do artigo científico. Cada publicação dessa série aborda um assunto específico e apresenta em detalhe informações correspondentes ao relato de um resultado de pesquisa científica, um método ou uma nova tecnologia (nova cultivar, técnica de manejo, maquinário, etc.), ou ainda um resultado de pesquisa no campo socioeconômico.

• Série Eventos Técnicos & Científicos, publicação seriada não periódica que busca registrar e divulgar informações relacionadas aos eventos técnicos e científicos. O objetivo é divulgar resultados de pesquisa e desenvolvimento, relatos de experiência e/ou estudos de caso apresentados em eventos técnicos e/ou científicos promovidos, organizados e realizados pela Embrapa, além dos resultados das atividades de pesquisa de bolsistas por meio de Encontros de Iniciação Científica, Semana Acadêmica, Talento Estudantil. 

Também estão disponibilizados os conteúdos da pesquisa agropecuária produzidos pelas  demais Unidades da Embrapa em formatos variados:  

Biblioteca da Embrapa (livros e publicações)

Livraria da Embrapa com livros à venda

Coleções Embrapa para fazer download

Infoteca-e, Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa que disponibiliza cartilhas, livros, manuais e programas de rádio e de televisão em linguagem acessível aos públicos

Repositório Alice, composto por informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros tipos de publicações

Sistema de Produção Embrapa, com informações tecnológicas objetivas, organizadas e qualificadas, de interesse prático, sobre o processo produtivo agropecuário e demais atividades das cadeias do agronegócio brasileiro

•  Sabiia, que é um Sistema Aberto Integrado de Informação em Agricultura) Aproveite esse conhecimento disponível e tenha uma boa leitura!

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Fonte: Embrapa