A importação de hortifrut na capital Maranhense
O governo do Maranhão através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) tem incentivado o desenvolvimento de cadeias produtivas e ampliado suas ações no campo. Como reflexo disso, a comercialização dos produtos agrícolas oriundos do estado, teve um leve crescimento em 2017 equiparado ao ano anterior.
De acordo com os dados da COHORTIFRUT de SÃO LUÍS – MA (Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros do Maranhão – CEASA), foram comercializados dentro do próprio estado 6.451.295 kg, representando 4,17% do total. Enquanto que a comercialização com outros estados da Federação foi de 148.229.084 kg, configurando 95,83% em 2017. Esses valores representam apenas os produtos que adentraram a CEASA em São Luís, na qual os maiores fornecedores para o Maranhão são os estados da Bahia, Ceará e Pará, respectivamente.
Entre as cidades do Maranhão, o maior fornecedor em 2017 para a COHORTIFRUT de São Luís foi o município de São João do Paraíso, situado na porção sul do estado. A banana foi o produto com a maior quantidade em quilogramas, comercializados pelos municípios maranhenses na COHORTIFRUT da capital.
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA)