11/04 14:04

SAGRIMA participa do evento de lançamento do projeto Paisagens Rurais, realizado no auditório da sede CNA/SENAR, Brasília-DF.

SAGRIMA PARTICIPA DO EVENTO DE LANÇAMENTO DO PROJETO PAISAGENS RURAIS, REALIZADO NO AUDITÓRIO DA SEDE CNA/SENAR, BRASÍLIA-DF.

O Projeto de Paisagens Rurais, é parte integrante do Plano de Investimento do Brasil, apoiado pelo Programa de Investimento Florestal (FIP, sigla em inglês), é um projeto coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e parceiros (a Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ; o Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAR, o Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE; e a EMBRAPA. O Projeto tconta com o apoio do Banco Mundial.

Na abertura do evento, houve a assinatura do Convênio entre o Brasil e a Alemanha, pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, Trata-se da Implantação da Gestão Integrada das Paisagens Rurais, o que irá, segundo o Embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witsch, “ajudar o Brasil a reafirmar sua liderança mundial em paisagens rurais”.  Através do Convênio vai ser investido 21 milhões de dólares, no fortalecimento de práticas de conservação e recuperação ambiental produtiva com práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias hidrográficas selecionadas do Bioma Cerrado no Brasil.

O Projeto Paisagens Rurais tem como ações previstas o fortalecimento das capacidades dos produtores, técnicos e instituições; o gerenciamento, monitoramento, avaliação e promoção de aprimoramento contínuo da Gestão Integrada das Paisagens, de modo contínuo; a integração entre produção agrícola em conformidade com a legislação e com a conservação ambiental no ambiente rural; e o engajamento e empoderamento de distintos atores sociais.

Dentre os resultados esperados temos: fortalecer a implementação da regularização ambiental; incentivar o restabelecimento dos fluxos biológicos, a partir da ampliação da conectividade da paisagem, e dos fluxos hidrológicos e processos ecológicos; prestar o suporte técnico necessário ao cumprimento da lei de proteção da vegetação nativa (novo código florestal brasileiro-Lei 12651/2012) nos imóveis rurais; disseminar o uso de práticas de agricultura sustentáveis, incluindo a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e recuperação de pastagens degradadas, promovendo o planejamento do uso da terra, conciliando produção agrícola com conservação da biodiversidade.

Durante o evento, houve debate sobre os seguintes temas: Agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) e regularização ambiental; Plano de investimento do Brasil para o FIP (Banco Mundial), cujo foco é o desmatamento e a degradação ambiental; Cadastro Ambiental Rural, que tem a finalidade de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das Áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes da vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país; Programa de Regularização Ambiental, cuja implantação é obrigatória pela União, Estados e Distrito Federal (Lei 12651/2012, art. 59). São ações a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais, objetivando a adequação, a promoção e a regularização ambiental; Recuperação Ambiental Produtiva, cuja tecnologia deverão melhor atender aos produtores para melhor conservar e preservar suas unidades produtivas; Assitência Técnica e Gerencial, com foco na recuperação ambiental produtiva; Monitoramento da paisagem dos sistema produtivos.

Representantes da SAGRIMA (Secretaria de Agricultura Pecuária, Pesca e Abastecimento), do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), SEMA(Secretaria do Meio Ambiente).

Assinatura do Convênio entre Brasil e Embaixada da Alemanha-Projeto Paisagens Rurais.

Fonte: SAGRIMA