11/04 17:51

O SIGITE é destaque no PORTALGEO

Inovando o setor agropecuário com o Sistema de Informações Gerenciais e Inteligência Territorial Estratégica do Maranhão (SIGITE).

O governo estadual do Maranhão, através da Sagrima (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca), anunciou em março de 2018, o SIGITE, um Portal de Inteligência Territorial que será uma ferramenta para auxiliar pesquisadores, estudantes, empresários, produtores e demais cidadãos a visualizar dados e realizar análises espaciais sobre todo o território do estado do Maranhão de forma altamente confiável.

Com a finalidade de facilitar o acompanhamento e conectar os dados técnicos, a Sagrima e a Seati (Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação), em parceria com a Imagem, empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, e com o apoio de órgãos estaduais, municipais e educacionais, construíram o portal SIGITE.

O que é o SIGITE?

O Portal de Inteligência Territorial SIGITE é um portal construído com base na Inteligência Geográfica da Plataforma ArcGIS e alimentado por um banco de dados geolocalizado de informações sobre produção agrícola, pecuária, uso e ocupação produtiva do solo; Declaração de Conformidade de Atividade Agrossilvipastoril (DCAA) e dados numéricos sobre o estado do Maranhão.

inteligência territorial

As informações contidas no portal são disponibilizadas através de mapas temáticos interativos dentro de um sistema único de dados geográficos. Nesse sistema, os usuários podem visualizar, consultar e fazer download dos dados de seu município e/ou região do estado do Maranhão.

O SIGITE traz para você…

O novo portal de geoinformações permite aos usuários acessar todos os dados simultaneamente através de diversas plataformas em padrão desktop, e por meio de aplicativos através de celulares e tablets. Além disso, o sistema reúne em um único ambiente, todas as informações agrícolas, o que permite visualizar e realizar análises em poucos cliques.

“As informações e análises que demoravam em torno de 4 dias, hoje são realizadas em apenas 1 clique, reduzindo em 100% nosso tempo processual.”

Ana Tereza Castro, superintendente de pesquisa e geoprocessamento da Sagrima

De acordo com o secretário Márcio Honaiser, “A intenção da criação da plataforma é reduzir a burocracia na busca de informações agrícolas, pois é preciso inicialmente dar um suporte para aqueles que buscam informações para contribuir com a produção estadual, seja como criador ou produtor, ou como pesquisador”.

Logo, o uso dessa ferramenta além de diminuir os processos em meio ao setor agrícola, atrai diversos tipos de investidores e produtores ao estado do Maranhão.

revolução para o estado do Maranhão com o uso da Plataforma ArcGIS, através do SIGITE, será um grande diferencial para o setor agropecuário maranhense, compreendendo e disponibilizando dados dos órgãos de maiores referências do país.

“O SIGITE vem nos fornecendo as melhores estratégias de produção através de dados georreferenciados, altamente confiáveis, dentro do melhor sistema de informação geográfica existente, a plataforma ArcGIS. Esperamos em um futuro próximo ampliar o nosso portal de dados disponibilizando maiores informações por meio de gráficos numéricos.”

Ana Tereza Castro.

Fonte: PortalGEO