29/08 14:47

Exportações de banana á UR aumentam expressivamente

A receita, por sua vez, alcançou cerca de US$ 7 milhões (FOB), 294% maior, na mesma comparação


Imagem créditos: Arquivo

A União Europeia, um dos maiores consumidores de banana do mundo, aumentou significativamente as importações da fruta fresca brasileira neste ano (janeiro a julho). Os embarques nacionais ao destino somaram 16 mil toneladas no período, quantidade 321% superior à registrada no mesmo intervalo do ano passado, de acordo com dados da Secex.

A receita, por sua vez, alcançou cerca de US$ 7 milhões (FOB), 294% maior, na mesma comparação. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, esse aumento das exportações está atrelado à retomada dos investimentos por parte de produtores, bem como à qualidade da fruta do Rio Grande do Norte/Ceará (principal polo exportador ao bloco) neste ano. Os maiores investimentos, por sua vez, decorrem do retorno das chuvas (que favoreceram a produção) desde o ano passado, aumentando a disponibilidade e a qualidade da água na região.

Além disso, a demanda da União Europeia esteve positiva no período – de acordo com notícias veiculadas pelo portal Fresh Plaza, até os países concorrentes do Brasil, como Equador e Guatemala, aumentaram as exportações de banana para a UE. 

Fonte: Agrolink